MPCS - Início
Home

O MPCS visa qualificar licenciados em Sociologia ou Ciências Sociais ou professores de Sociologia que atuam no ensino médio, consolidando a disciplina como uma ferramenta crítica a partir da articulação de suas teorias clássicas com a prática científica e os atuais resultados de pesquisas sociais.

A área de concentração do programa é “Sociedade e Cultura”, que se divide em duas linhas de pesquisa: 1) Estado, atores sociais e cidadania; e 2) Sociedade, cultura e desenvolvimento. Tem duração de vinte e quatro meses, com a oferta presencial de sete disciplinas obrigatórias e quatro complementares, duas para cada linha de pesquisa, perfazendo um total de 360 horas.

O curso foi recomendado pela CAPES, área de avaliação Sociologia e Ciências Sociais, em 19 de dezembro de 2012. Suas atividades foram iniciadas no segundo semestre de 2013, compondo três turmas até o momento.

 

Objetivos:  

O Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio oferecido pela Fundação Joaquim Nabuco tem como objetivo principal qualificar os professores que ministram a disciplina de Sociologia no ensino médio e os licenciados na área. Esta proposta pretende consolidar a Sociologia como uma disciplina crítica por meio de um mestrado profissional que reforce as teorias clássicas da disciplina articuladas à prática científica e análise de resultados de pesquisas realizadas na área. 

  

De acordo com esse intuito, listamos os seguintes objetivos específicos:

 

:: Atualizar a formação dos professores de ensino médio de Sociologia;

 

:: Fortalecer a autonomia intelectual do professor de modo que o seu papel como produtor do conhecimento seja valorizado;

 

:: Estimular o intercâmbio de experiências didáticas entre os professores de ensino médio de Sociologia;

 

:: Aperfeiçoar a formação pedagógica dos professores de ensino médio de Sociologia;

 

:: Desenvolver o raciocínio e a imaginação sociológica dos professores de ensino médio de Sociologia, teórica e metodologicamente;

 

:: Valorizar a atividade de ensino e pesquisa como ferramentas críticas da sociedade.

 

 

 

Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco