Home
San Martin (Bairro, Recife)

Nelba Carvalho de Oliveira
Maria das Graças Batista da Silva

Professoras da Escola Municipal Hugo Gerdau
(Projeto Interagindo com a história do seu bairro – Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores)
Cláudia Verardi
Analista em C&T - Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 


Foto: Lagoa da Boa Ideia por Osvaldo Morais

Antigamente era uma área  da cidade com mata atlântica, mangue e  possuía alguns sítios, como o “Sítio do Souza, Sítio do Paiva e o Sítio da Boa Ideia, ainda não era bairro  formado com as quadras que existem hoje. Quando construíram a  Avenida General San Martin, por volta de 1960 a 62, começaram a fazer algumas construções importantes como a sede da  CHESF, a subestação da CHESF e o IPA.

Localizado na zona oeste do Recife, faz divisa com outros bairros como Mangueira, Jiquiá, Cordeiro, Torrões e Bongi. San Martin tornou-se um bairro aconchegante para morar por dispor de muitas praças e áreas de lazer, podendo contar ainda com uma deliciosa culinária oferecida por muitos restaurantes que se tornaram conhecidos e frequentados tanto por moradores quanto por visitantes do bairro. Conta também com as facilidades de acesso para a BR 101 e o centro do Recife. O nome do Bairro teve origem no próprio nome do General argentino José de San Martin, um dos libertários dos países da América espanhola.

Em San Martin encontra-se o regimento Dias Cardoso, criado em 1825, conhecido como regimento de polícia montada. Nesse espaço existe o serviço de Equoterapia, modelo de  terapia que usa o cavalo com uma abordagem multidisciplinar através da equitação, saúde e educação, buscando ajudar pessoas com alguma limitação ou deficiência ajustando-a para a vida social.

O bairro está dividido em várias quadras e muitas de suas ruas homenageiam figuras ilustres da história. Como principal exemplo temos  a Rua Pedro Boulitreau, em homenagem ao engenheiro francês que deu sua contribuição na urbanização da cidade do Recife.  Também ocorreu o mesmo com as ruas: Pedro Melo, Visconde de Parnaíba, Arsênio Calaça,  Apulcro de Assunção, Gomes Taborda, Visconde de Porto Seguro entre outras, que receberam nomes de pessoas ilustres.

San Martin foi um bairro privilegiado, pois aqui existiu a "Lagoa da Boa Idea, situada na Rua Professora Maria do Carmo Araújo, na confluência coma Rua Antônio Pereira.  Hoje está totalmente devastada e invadida  pelo lixo  e esgoto sanitário. A lagoa, que poderia ser uma área de lazer e preservação ambiental do bairro perdeu suas características com o desmatamento, destruindo sua flora e fauna, para posteriores aterros.  Existe porém, um projeto para revitalização da lagoa que foi aterrada para construção residencial.

É um bairro que está em constante crescimento, de acordo com relato de alguns antigos moradores, com a construção de condomínios de edifícios e o comércio em constante crescimento.  O bairro possui um pequeno centro comercial com  padarias, supermercados, lojas de confecção, farmácias, casa lotérica, bares, restaurantes, armarinhos, óticas e etc. Segundo ainda alguns moradores do bairro, a primeira padaria edificada em San Martin foi a Padaria Nossa Senhora da Conceição de propriedade do Sr. Joaquim, que depois foi vendida para o Sr. Albino – um  português. Vendida para o  Sr. Miranda, teve o nome mudado  para Panificadora Paris. Depois passou para José Aguiar.

A Igreja Católica de Nossa Senhora de Fátima, foi inaugurada em  25/12/196. A capela foi construída  através de campanhas com doações de  tijolos, cimento, madeira e telha. A primeira missa na  capela foi celebrada por  Pe. Inácio,  vigário,  do bairro de  Jardim São Paulo.

San Martin possui em seu entorno duas comunidades: a comunidade do Vietnã e a comunidade do Caxito. Ambas com problemas socioeconômicos e de infraestrutura.

O Bairro conta  com um jornal moderno, informativo e atual: “ O infornativo” que permite aos moradores contar com seu próprio canal de comunicação, além de ser também um canal de divulgação dos seus serviços e empresas.

O lazer e a diversão é uma marca registrada do bairro. Sérgio Trindade criou em 2006 a quadrilha junina “Dona Matuta” que hoje é referência em Pernambuco e alegra o bairro nas noites juninas. O carnaval também não poderia ficar de fora, pois  um grupo de moradores criou o  bloco “Garrafas Folia” que marca presença e anima as ruas do bairro.

Em 1963, surgiu o 1º grupo escolar de San Martin, que foi a Escola  General San Martin, que começou a funcionar em uma casinha do Bairro. A escola, que na época pertencia à Fundação Guararapes,  só em 1985, passou a ser administrada pela  Prefeitura da Cidade do  Recife e posteriormente se tornou referência no Bairro.

A presença de muitos órgãos públicos movimenta San Martín. Dentre eles estão a sede da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), o 1º Batalhão de Trânsito Felipe Camarão, e o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Deixando suas impressões na história oral, alguns moradores do bairro que conhecem sua história e se orgulham de fazer parte dela, se intitulam  sanmartinenses de coração.

Finalmente, pode-se dizer que San Martín é um bairro eclético que comporta várias realidades.

 

 

Recife, 22 de dezembro de 2017.

 

 

FONTES CONSULTADAS: 

 

 

Eduardo, Rafael. 31 anos do Garrafas em Folia. 2015. Disponível em: <http://infornativo.com.br/31-anos-do-garrafas-em-folia/>. Acesso em: 30 nov. 2017.


NOVA, Pablo Vila. Dona Matuta: a quadrilha junina orgulho de San Martin. 2017. Disponível em: <https://poraqui.news/jd-sao-paulo-san-martin/dona-matuta-a-quadrilha-junina-orgulho-de-san-martin/>. Acesso em: 30 nov. 2017.


PARÓQUIA Nossa Senhora de Fátima. Disponível em: <http://paroquiadefatimarec.com.br/nossa-paroquia-2/>. Acesso em: 30 nov. 2017.


PROJETO Lagoa Boa Ideia. 2013. Disponível em: <http://luizflorentino.comunidades.net/projeto-lagoa-da-boa-ideia>. Acesso em: 30 nov. 2017.


RECIFE. Prefeitura Municipal. Serviços para o cidadão. San Martin. Disponível em: <http://www2.recife.pe.gov.br/servico/san-martin>. Acesso em 30 nov. 2017.


San Martin (Recife). In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/San_Martin_(Recife)>. Acesso em: 30 nov. 2017.


SAN Martin: um bairro em transformação. Quem foi o general que dá origem ao nome do bairro?. 2015. Disponível em: <http://infornativo.com.br/san-martin-um-bairro-em-transformacao-quem-foi-o-general-que-da-origem-ao-nome-do-bairro/>. Acesso em: 30 nov. 2017.

 

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:

 

 

Fonte: ; OLIVEIRA, Nelba Carvalho de; SILVA, Maria das Graças Batista da; VERARDI, Cláudia Albuquerque. San Martín (Bairro, Recife). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br//>. Acesso em: dia mês ano. Ex. 6.ago.2009.
 

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco