Home M
Mercado Modelo, Bahia

Nadja Tenório Pernambucano de Mello

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

O mercado público de Salvador, Bahia, conhecido como Mercado Modeloteve sua construção concluída no final de 1912. Tratava-se de um edifício retangular, envolvido por marquises. Estrutura metálica importada, com cobertura, construída por telhas superpostas, de modo a permitir boa ventilação e iluminação naturais.

 

Este foi provavelmente o primeiro edifício inteiramente metálico na Bahia.

 

A simplicidade de sua forma geométrica e o material empregado (perfis metálicos e chapas de zinco) não foi bem aceita na capital baiana.

 

O novo Mercado logo se transformou num dos mais importantes centros de abastecimento da cidade. O Mercado comercializava a grosso e varejo e a variedade de produtos era enorme. Havia também muitos serviços em seu interior, especialmente restaurantes e bares.

 

A história do Mercado Modelo foi marcada por sucessivos incêndios de pequenas e grandes proporções. Um deles foi no seu prédio original, que funcionava ao lado da rua Chile. Este edifício foi destruído pelo fogo em 1969, sendo esta a causa da mudança para a Praça Cayru, em frente a rampa do Mercado, onde ainda aportam saveiros, com fachada para o Elevador Lacerda, numa área entre a Casa Alfândega e a Escola de Aprendizes de Marinheiro.

 

O Mercado Modelo é um tradicional centro de comercialização com os mais variados tipos de artesanato, desde peças de cerâmicas, madeira, renda, palha e até jóias com pedras semi-preciosas, prata, couro. Um dos negócios ainda hoje presente é o chamado ramo de "fundamentos do candomblé", onde podem ser encontrados amuletos, objetos de cultos, defumadores, raízes, folhas. Alguns destes elementos tem função religiosa, no candomblé, na umbanda ou simplesmente medicinais. Ele é também ponto de encontro de intelectuais, atores, poetas, cantadores além de um espaço artístico e cultural da cidade. E não se poderia deixar de dizer que é um dos principais pontos turísticos de Salvador.

 

 

Recife, 29 de março de 2004.

(Atualizado em 18 de agosto de 2009).

 

 

FONTES CONSULTADAS:

 

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. A alfândega e o mercado: memória e restauração. Salvador: Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, 1985.

 

SÓ se vê na Bahia. Disponível em:< http://ibahia.globo.com/sosevenabahia/mercado.asp.> Acesso em : 4 mar. 2004

 

MERCADO Modelo de Salvador. Disponível em: <http://www.bahia.com.br/ > Acesso em : 4 mar. 2004.

 

 

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:

 

Fonte: MELLO, Nadja Tenório Pernambucano de. Mercado Modelo, Salvador, Bahia. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 
Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco