Home
Paulo Maciel
Qua, 30 de Junho de 2010 16:31

 

Virgínia Barbosa
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Paulo Frederico do Rêgo Maciel nasceu no Recife, no dia 15 de abril de 1924, filho de Frederico do Rêgo Maciel Filho e de Maria da Anunciação da Silva Maciel.

 Seus estudos primários e secundários foram realizados na sua cidade natal no Grupo Escolar João Barbalho, nos Colégios Marista, Padre Félix e Estadual de Pernambuco. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, fez também cursos de Aperfeiçoamento em Ciências Econômicas, na Sorbonne; Econometria e Matemática para a Economia, no Instituto de Estatística; e Sociologia, todos em Paris, França. Concluiu o curso de Administração, da Fundação Getúlio Vargas (RJ) e os intensivos de Administração Pública, Computação e Teoria dos Gráficos.

Entre as atividades profissionais, foi professor de Política Financeira da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pernambuco; de Sociologia da Faculdade de Filosofia do Recife e da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e de Economia Internacional, na Faculdade de Ciências Econômicas, da UFPE.

Ocupou cargos de coordenador do Centro Regional de Pós-graduação Norte/Nordeste do Ministério da Educação e Cultura; diretor do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (atual Fundação Joaquim Nabuco); primeiro presidente do Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe); presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), secretário de Estado para os Negócios da Fazenda (Pernambuco); deputado federal; Pró-Reitor para Assuntos Regionais e Intercâmbio Científico; e reitor da UFPE (set. 1975 a set. 1979).

Foi, ainda, membro do Conselho Nacional de Pós-graduação; da Academia Pernambucana de Letras, cadeira nº 25; e presidente da Delegação Brasileira à Conferência Internacional dos Dirigentes Açucareiros (Estados Unidos) e da Comissão de Economia da Câmara Federal.

Na sua gestão como reitor, destacam-se a construção e inauguração do Hospital das Clínicas, a criação do Instituto de Física e do Núcleo de Estudos do Sagrado.

Foi agraciado com inúmeras condecorações e medalhas: Palmas Acadêmicas, em Grau de Grande Oficial (governo da França); medalhas do Conselho de Pesquisa da Polônia; da Universidade de Tokai, no Japão; da Universidade de Paris; do Instituto Centro-Americano de Cultura; Ordem do Mérito do Congresso Nacional e da Ordem do Mérito Guararapes (governo de Pernambuco).

É autor de vários livros e artigos, entre os quais, podemos destacar: Um informe sobre alguns problemas do Nordeste (1956); As migrações para o Recife - III: aspectos econômicos (1961); Universidade-empresa (1976); Brasil e Portugal em nova oportunidade (1977); O sentido da pátria (1979); O trabalho especulativo e algumas especulações sobre o trabalho (1979); Waldemar de Oliveira: músico, musicólogo, musicoterapeuta (1981); artigo: Alguns reparos sobre a relação entre balança de pagamento e desenvolvimento econômico. Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, Recife, n. 4, p. 45-47, jan./dez. 1955.

Paulo Frederico Maciel faleceu no dia 20 de junho de 2008, aos 84 anos, vítima de enfarto.

Recife, 30 de abril de 2010.

 

FONTES CONSULTADAS:

ACADEMIA Pernambucana de letras. Centenário da Academia Pernambucana de Letras: os de ontem, os de hoje, os de sempre. Recife, 2002. p. 263-264.

ACCIOLY, Marcus. Paulo Frederico Maciel. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=377&textCode=11308&date=currentDate>. Acesso em: 27 abr. 2010.

 LUTO Oficial: morre de enfarto o ex-reitor do UFPE, Paulo Frederico do Rego Maciel. Disponível em: <http://acertodecontas.blog.br/politica/morre-de-enfarto-o-ex-reitor-da-ufpe-paulo-frederico-do-rego-maciel/>. Acesso em: 27 abr. 2010.

MACIEL, Paulo. Entrevista 9 maio 1984. Entrevistador: Jorge Zaverucha. Recife: Fundaj, 1984. Depoimento concedido ao Programa de História Oral da Fundação Joaquim Nabuco.

PAULO Frederico Maciel. In: SEMINÁRIO DE TROPICOLOGIA, Recife, 1978. Anais....: Trópico e moderno mundo tropical. Recife: Fundaj, Ed. Massangana, 1988.

UNIVERSIDADE perde ex-reitor Paulo Maciel. Disponível em: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=10867:&catid=5&Itemid=78>. Acesso em: 27 abr. 2010.

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:

BARBOSA, Virgínia. Paulo Maciel. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco