Home
Museu Carlos Costa Pinto, Salvador, BA

Albino Oliveira
Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  

O Museu Carlos Costa Pinto está localizado na cidade de Salvador. Inaugurado em 1969, é uma instituição particular mantida através de convênio com o Governo do Estado da Bahia. 

Comerciante do ramo açucareiro, o baiano Carlos Costa Pinto (1885 – 1946) foi um colecionador por excelência. Ao longo de sua vida reuniu peças provenientes de solares e engenhos da Bahia, sobretudo dos períodos Colonial e Imperial brasileiro.

Desde a morte de Carlos Costa Pinto até a abertura do museu, sua viúva, D. Margarida Costa Pinto (1895 – 1979), preparou a concretização do sonho de seu falecido marido.

O passo inicial foi construir a atual sede do Museu. Foi projetada uma construção de forma que servisse de moradia e, ao mesmo tempo, abrigasse o acervo em ala especialmente destinada à exposição. Finalizada em 1958, a casa, de estilo Colonial Americano, nunca serviu como residência, destinando-se exclusivamente a abrigar o Museu.

O acervo é composto por 3.172 itens distribuídos nas seguintes categorias: prataria, ourivesaria, mobiliário, cristais, porcelanas, pintura, escultura, desenho, gravura, marfim, insígnias, arte sacra e pequenos objetos decorativos.

Merece destaque a coleção de objetos de prata, a maior e mais importante do Museu. De procedência brasileira e européia, a coleção é formada por objetos sacros, utilitários e decorativos dos séculos XVII ao XX.

Outro destaque são as jóias de crioula, 27 balangandãs do século XVIII e XIX que eram usados pelas negras baianas como amuletos.

Cinco anos após a abertura do Museu, foi inaugurada uma biblioteca organizada a partir do acervo bibliográfico do casal. Ampliada em 1993, passou a se chamar Biblioteca Margarida Costa Pinto, disponibilizando ao público livros, periódicos, catálogos de exposição, fotos e postais relacionados à história da arte, museologia, história social e econômica da Bahia e artes decorativas.

O Museu oferece ao público exposições de longa duração e temporárias, serviço educativo, e promove cursos, palestras e seminários.

Recife, 20 de abril de 2010.

FONTES CONSULTADAS:

MUSEU Carlos Costa Pinto. Salvador: Fundação Museu Carlos Costa Pinto, 1997.

GUIA de Museus Brasileiros. Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Comissão de Patrimônio Cultural. Edição preliminar. São Paulo: 1996.

MUSEU Carlos Costa Pinto. Disponível em: <http://www.museucostapinto.com.br>. Acesso em: 19 abr. 2010.

COMO CITAR ESTE TEXTO:

Fonte: OLIVEIRA, Albino. Museu Carlos Costa Pinto. Pesquisa Escolar Online. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco