Home
Museu de Arte de Belém, Pará

Albino Oliveira
Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


O Museu de Arte de Belém foi criado em 1991. Localizado no centro histórico da capital do estado do Pará, está instalado nas dependências do Palácio Antônio Lemos, um belo exemplar arquitetônico da segunda metade do século XIX, fruto do fausto da economia da borracha.

Também conhecido por Palacete Azul, devido à cor de suas fachadas, o prédio, de estilo neoclássico, foi projetado por José Coelho da Gama e Abreu, o Barão de Marajó.

A construção do Palácio Antônio Lemos foi concluída em 1885 e ao longo de sua existência abrigou os três poderes. Recebeu este nome nos idos de 1950, em homenagem a Antônio Lemos, Intendente de Belém entre 1897 e 1911 e um dos principais protagonistas do processo de reurbanização e modernização da cidade.

Instituído como um departamento da Fundação Cultural do Município de Belém, o museu foi inaugurado em 1994 após a conclusão da restauração do Palácio. Além do museu, o edifício também abriga a sede do governo municipal.

O núcleo original do acervo é oriundo da coleção da Pinacoteca Municipal e Museu da Cidade de Belém e reúne um conjunto expressivo de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que referem o período áureo da borracha e que trazem uma leitura da história da cidade e das artes na região. Possui ainda uma coleção de arte contemporânea em constante expansão. Completam o acervo peças do mobiliário brasileiro do século XIX e início do XX, fotografias, cerâmicas e objetos de interiores.

O Museu de Arte de Belém conta com uma biblioteca especializada em arte, memória e patrimônio e desenvolve atividades sócio-educativas voltadas para a valorização do patrimônio cultural e para o estímulo a produção e conhecimento das diferentes técnicas artísticas.
      
Recife, 30 de julho de 2010

FONTES CONSULTADAS:

ALVES, Moema. O Museu de Arte de Belém (MABE), 2010. Texto enviado por correio eletrônico atendendo solicitação do autor.

MUSEU de Arte de Belém. Disponível em: < http://www.mabelem.blogspot.com/>. Acesso em: 28 jul. 2010.

COMO CITAR ESTE TEXTO:
 
Fonte: OLIVEIRA, Albino. Museu de Arte de Belém. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco