Home
Museu da Universidade Federal do Pará

Albino Oliveira
Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 


O Museu da Universidade Federal do Pará é uma instituição voltada para a preservação e difusão das artes visuais e está instalado no Palacete Governador Augusto Montenegro, na cidade de Belém. 

O palacete foi construído em 1903 e é reconhecido como patrimônio histórico e artístico e protegido legalmente pela esfera estadual. O projeto arquitetônico, de estilo eclético, é do italiano Filinto Santoro, que o desenvolveu para ser residência particular do então Governador do Estado do Pará, Augusto Montenegro. Reflexo dos períodos áureos da extração da borracha na Amazônia, o edifício foi quase todo construído com materiais importados da Itália.

Até a década de 1960, o palacete serviu como residência para algumas famílias tradicionais, sendo então comprado pela Universidade Federal do Pará para ser sua reitoria. Com a mudança da reitoria para o Campus Universitário, no ano de 1983, o museu foi criado e instalado no palacete.

O acervo do Museu da Universidade Federal do Pará foi formado ao longo dos anos por meio de doações, permutas e aquisições e é composto por pinturas, desenhos, cartuns, fotografias, gravuras e esculturas dos séculos XIX aos dias de hoje.

O museu conta também com duas salas de exposição dedicadas à memória da Universidade Federal do Pará, a mais antiga instituição de ensino superior da região Norte, onde podem ser encontrados livros, comendas, fotos, documentos que contam parte da sua história.

Visitantes e pesquisadores tem a seu dispor uma biblioteca que é referência na cidade como fonte de pesquisa sobre artes visuais, folclore, música, cultura afro-brasileira, história, teatro e literatura, tendo sob sua guarda a Coleção Vicente Salles, que forma um verdadeiro painel do cotidiano amazônico do final do século XIX.

 

Recife, 30 de julho de 2010.
Atualizado em 27 de abril de 2017.

 

 

FONTES CONSULTADAS:

 


ASSIS, Norma. O Museu da Universidade Federal do Pará, 2010. Texto enviado por correio eletrônico atendendo solicitação do autor.

MUSEU da Universidade Federal do Pará. [Foto neste texto]. Disponível em: <https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6465>. Acesso em:  27 abr. 2017.

SOUZA, Paulo. Palacete Augusto Montenegro: a casa dos homens de ontem, para os homens de hoje e de amanhã. Disponível em: <http://www.ufpa.br/museufpa/?pagina=historico>. Acesso em: 30 jul. 2010.

 

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:



Fonte: OLIVEIRA, Albino. Museu da Universidade Federal do Pará. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco