Home
Museu do Xapury

Albino Oliveira
Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

O Museu do Xapury está localizado no município de Xapuri, no estado do Acre, região Norte do Brasil. Inaugurado em 3 de agosto de 2005, tem a missão de retratar a história da cidade e da sua população.

O povoado que deu origem ao município surgiu na segunda metade do século XIX, em um local estratégico, na confluência do rio Xapuri com o rio Acre.

Em 1899, a localidade de Xapuri foi ocupada por autoridades bolivianas que passaram a chamá-la de Mariscal Sucre. A invasão do país vizinho provocou uma série de conflitos denominados de Revolução Acreana, finalizada com a anexação do Acre ao Brasil, em 1903, através do Tratado de Petrópolis.

Xapuri transformou-se em vila no ano de 1904 e foi oficializada como município em 1912. O nome da cidade e do museu faz referência ao nome do rio que corta a região que, por sua vez, deriva da tribo indígena dos “Xapurys”.

A sede do museu está instalada em um edifício construído em 1927, para abrigar a Prefeitura Municipal e apresenta uma exposição sobre a história do povo de Xapuri, desde seu povoamento, passando pelo período áureo da borracha que lhe garantiu o título de Princesinha do Acre, até a luta de um de seus filhos mais ilustres, Chico Mendes, líder do movimento de resistência dos seringueiros em defesa dos seringais nativos da região, que culminou na criação das reservas extrativistas de borracha.

O acervo conta com armas do período da Revolução Acreana, mobiliário e uma enorme diversidade de objetos representativos da exploração sobre os trabalhadores da floresta.

Recife, 27 de agosto de 2010

FONTES CONSULTADAS:

RODRIGUES, Caticilene. O Museu do Xapury, 2010. Texto enviado por correio eletrônico atendendo solicitação do autor.

HISTÓRICO de Xapuri. Disponível em: <http://www.xapuri.ac.gov.br>. Acesso em: 27 ago. 2010.


COMO CITAR ESTE TEXTO:

Fonte: OLIVEIRA, Albino. Museu de Arte de Belém. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco