Home
Jessier Quirino
“O domador de palavras”

Maria do Carmo Andrade
Bibliotecária Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Jessier Quirino é poeta, humorista, escritor, compositor, declamador e contador de histórias e casos. Entretanto, a melhor definição de quem é Jessier Quirino é dada por ele mesmo: “Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção”. Considerado por muitos um humorista, Jessier se rotula, antes de tudo, como um poeta que procura apresentar o matuto sertanejo com humor, mas conservando o lirismo poético e literário. Jessier Quirino nasceu em 1954, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, porém firmou residência, desde 1983, no município paraibano de Itabaiana. É filho de Antonio Quirino de Melo e de Maria Pompéia de Araujo Melo, e irmão de Lamarck, Leonam, Quirinus e Vitória Regina.

Estudou até o ginásio em Campina Grande, no Instituto Domingos Sávio e no Colégio Pio XI. Cursou o então científico no Recife, no Colégio Esuda, seguindo para a faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu o curso em 1982. Exerce a profissão até hoje quando consegue conciliar com a sua movimentada agenda artística e literária. 

Jessier Quirino é um artista plural. Aprendeu a tocar violão sozinho, trabalha a prosa, a métrica e a rima também por conta própria, brinca com as palavras como se fossem instrumentos de uma orquestra, resultando numa harmoniosa sonoridade que agrada os ouvidos mais exigentes. Chama a atenção do público pela sua extraordinária memória e pela variedade dos temas apresentados sobre a poética nordestina, sobre fatos, histórias e causos do cotidiano sertanejo.

Considerado um artista que preenche a lacuna deixada pelos menestréis do pensamento popular nordestino, Jessier Quirino atrai público e crítica não apenas pelo seu estilo singular, mas também pelo domínio e presença de palco. Ele se apresenta sozinho agradando pelo humor, neologismos, sarcasmo, piadas, cantorias e textos genuinamente nordestinos, com direito a acompanhamento musical feito pelos músicos: Vitor Quirino (no violão clássico), André Correia (no violino) e Matheus Quirino (na percussão), além dos músicos Letinho (no violão) e China (na Percussão) como convidados em alguns espetáculos.

Jessier Quirino já publicou livros, cordéis, gravou CDs, entre diversos materiais de expressão artística, destacando-se: Paisagem de interior (poesia, também em CD); Agruras da lata d’água (poesia); O chapéu mau e o lobinho vermelho (livro infantil); Prosa morena (poesia); Bandeira nordestina (poesia também em CDs); Política de pé de muro: o comitê do povão (legendas e imagens gargalhativas sobre folclore político popular);  A folha de boldo: notícias de cachaceiros (em parceria com Joselito Nunes);  Virgulino Lampião: Deputado Federal (folheto de cordel). 

O artista Jessier Quirino também vem se apresentado em teatros, em universidades, em programas de rádio e televisão, como no Programa do Jô e no Fantástico, da Rede Globo, entre outros. Seu trabalho com a poesia, a rima e a métrica tem sido alvo de estudo acadêmico nas salas de aula. Segundo o saudoso poeta Alberto Cunha Melo, Jessier Quirino vem fazendo ao longo de seu trabalho, uma espécie de etnografia poética dos valores, hábitos e linguagem dos nordestinos, que futuramente poderá servir de testemunho de um mundo que está sendo devorado pela tecnologia.

Material de autoria de Jessier Quirino existente nos acervos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj):

Bandeira Nordestina (CD). Acervo: Cehibra (fonoteca)
Berro novo (CD).  Acervo: Cehibra (fonoteca)
Jessier Quirino no programa de Geraldo Freire (CD). Acervo: Cehibra (fonoteca)
Prosa morena (CD). Acervo: Cehibra (fonoteca)
Virgulino Lampião: Deputado Federal. Mossoró, RN: Editora Queima-Bucha, 2006. 6 p. (Folheto de Cordel) Acervo: Biblioteca Central Blanche Knopf.
 

Recife, 5 de agosto de 2013.
 
 

FONTES CONSULTADAS:
 
 

CULTURA Nordestina. Disponível em: <http://culturanordestina.blogspot.com.br/2006/05/jessier-quirino-mini-biografia.html>. Acesso em: 29 jul. 2013. 

JESSIER Quirino. Disponível em: <www.letras.com.br/#biografia/jessier-quirino>. Acesso em: 26 jul. 2013.

JESSIER Quirino - Biografia. Disponível em: <http://poemia.wordpress.com/2008/09/15/jessier-quirino-biografia/>. Acesso em: 25 jul. 2013.
 
 
 

COMO CITAR ESTE TEXTO:
 
 
 
Fonte: ANDRADE, Maria do Carmo. Jessier Quirino. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009.
 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco