Erro
  • DB function failed with error number 1142
    CREATE command denied to user 'pe_user'@'localhost' for table 'jos_vvisitcounter' SQL=CREATE TABLE IF NOT EXISTS jos_vvisitcounter ( id int(11) unsigned NOT NULL AUTO_INCREMENT, tm int NOT NULL, ip varchar(16) NOT NULL DEFAULT '0.0.0.0', PRIMARY KEY (`id`) ) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=1;
  • DB function failed with error number 145
    Table '.\pesquisaescolar\jos_vvisitcounter' is marked as crashed and should be repaired SQL=INSERT INTO jos_vvisitcounter (id, tm, ip) VALUES ('', '1686179789', '44.200.82.149')
  • DB function failed with error number 145
    Table '.\pesquisaescolar\jos_vvisitcounter' is marked as crashed and should be repaired SQL=SELECT MAX(id) FROM jos_vvisitcounter
  • DB function failed with error number 145
    Table '.\pesquisaescolar\jos_vvisitcounter' is marked as crashed and should be repaired SQL=SELECT COUNT(*) FROM jos_vvisitcounter WHERE tm >= '1686106800'
Home
Xilogravura

 

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
 
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 

         Gravura talhada em madeira, de onde se obtém ilustrações populares, muito utilizada a partir do século XIX nas capas de folhetos da literatura de cordel.

 Era também usada para impressão de rótulos de garrafas, de cachaça e de outros produtos.

 

Apesar de permanecerem pouco conhecidas as suas origens, acredita-se que a xilogravura popular nordestina tenha sido trazida por missionários portugueses que ensinaram a técnica aos índios.

 

As matrizes para impressão das ilustrações são talhadas, quase sempre, na madeira da cajazeira (árvore da família das Anacardiáceas - Spondias lutea L.), matéria-prima mole, fácil de ser trabalhada e abundante na região Nordeste do Brasil.

 

Os xilogravuristas utilizam apenas um canivete ou faca doméstica bem amolados.

 

Entre os gravadores populares mais conhecidos que deram a sua contribuição para a xilogravura nordestina estão Manoel Serafim, Inocêncio da Costa Nick, o Mestre Noza, Zé Caboclo, Enéias Tavares Santos, J. Borges, entre outros.


 

Alguns poetas populares também se dedicaram a preparar as matrizes de madeira para ilustrar seus próprios folhetos como: José Martins dos Santos, Manoel Apolinário, Cirilo, Dila, Damásio Paulo Valderedo, José Costa Leite. Este último usava sua quicé oucaxirenguengue, faca velha, imprestável e/ou sem cabo para talhar suas xilogravuras.

 

Nas décadas de 1960 e 1970 alguns intelectuais e pesquisadores passaram a publicar uma série de álbuns com gravuras feitas por artistas populares nordestinos. Com isso a xilogravura ganhou o status de arte, além de projeção nacional e internacional. Entre esses álbuns podem ser citados: 20 xilogravuras do Nordeste, organizado por Evandro Rabello, em 1970, com apresentação de Ariano SuassunaTransporte na zona canavieira: vinte e uma xilogravuras de José Costa Leite, publicado pelo Instituto do Açúcar e do Álcool, 1972, com apresentação de Mário Souto MaiorXilografia: poema de Marcus Accioly gravada por José Costa Leite (1974); Enéias Tavares Santos: xilogravura popular, (1976).

 

Recife, 3 de julho de 2003.

(Atualizado em 16 de setembro de 2009).

 

 

FONTES CONSULTADAS:

 

PONTUAL, Roberto. Notas sobre a xilogravura popular brasileira. IN: FOLKCOMUNICAÇÃO. São Paulo: USP, 1971.

 

TRANSPORTES na zona canavieira: vinte e uma xilogravuras de José Costa Leite. Rio de Janeiro: IAA; Divisão de Administração Serviço de Documentação, 1972.

 

XILOGRAVURA. Arte e cultura. Disponível em : < http:www.pe-az.com.br/arte_cultura/xilogravura.htm > Acesso em: 14 maio 2002.

 

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:

 

Fonte: Gaspar, Lúcia. XilogravuraPesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Copyright © 2023 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco