Home
Vasconcelos Sobrinho

Lúcia Gaspar

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

       João Vasconcelos Sobrinho nasceu no dia 28 de abril de 1908, em Moreno, cidade da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco.

 

vasconcelosPioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil, é considerado uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina.

 

Criou e dirigiu, por muito tempo, o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos — atual Parque de Dois Irmãos — inaugurado no dia 14 de janeiro de 1939, pelo então interventor de Pernambuco Agamenon Magalhães, no bairro recifense de Dois Irmãos.

 

  Foi um dos responsáveis pela criação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde introduziu as disciplinas Ecologia Conservacionista (primeira do gênero ministrada no Brasil) e Desertologia, além de ter exercido também o cargo de reitor (1963).

 

Professor, engenheiro agrônomo e ecólogo conservacionista, Vasconcelos Sobrinho exerceu diversos cargos, entre os quais o de titular de Botânica da UFRPE; professor catedrático da cadeira de Botânica Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); diretor do serviço de Inspeção Florestal e Proteção à Natureza de Pernambuco; diretor do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura - posteriormente denominado Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF); diretor do Centro Pernambucano da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza e consultor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

 

Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre a formação de deserto em algumas regiões brasileiras, sendo convidado para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação em Nairóbi, no Quênia. Também muito se empenhou na campanha pelo reflorestamento do pau-brasil e fundou a Estação Ecológica de Tapacurá (UFRPE).

 

O problema da desertificação passou a ser mais destacado a partir da década de 1970, quando Vasconcelos Sobrinho alertava que estaria surgindo no semi-árido brasileiro um grande deserto com todas as características ecológicas que conduziriam à formação dos grandes desertos hoje existentes em outras regiões do globo.

 

Publicou mais de vinte trabalhos, todos sobre ecologia e conservação dos recursos naturais, entre os quais podem ser destacadosDicionário de termos técnicos de botânica (2.ed., 1945);  As regiões naturais de Pernambuco, o meio e a civilização (1949), o seu livro mais conhecido; As regiões naturais do Nordeste, o meio e a civilização (1970); Ciência, religião sem dogmas (2.ed., 1973); Catecismo da ecologia (1979); Processos de desertificação ocorrentes no Nordeste do Brasil: sua gênese e sua contenção (1982); Desertificação no Nordeste do Brasil (coletânea de trabalhos publicados pelo Departamento de Planejamento de Recursos Naturais da Sudene, em 2002).  

 

João Vasconcelos Sobrinho faleceu no dia 4 de maio de 1989, no Recife.

 

Em sua homenagem, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), desde 1990, criou o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, um reconhecimento ao homem que, através de seu trabalho e ideal, despertou o sentimento de amor à natureza, disseminando a prática de ações objetivas de cuidados com o meio ambiente.

 

Também em sua homenagem, existe, na Serra dos Cavalos, em Caruaru, Pernambuco, o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho, reserva estadual de Mata Atlântica, com uma área de brejo de 359 hectares.

  

 

 Recife, 6 de maio de 2008.

(Atualizado em 9 de setembro de 2009).

 

  

FONTES CONSULTADAS:

 

BIOGRAFIA: João Vasconcelos Sobrinho. Disponível em: <http://www.pe-az.com.br/biografias/vasconcelos_sobrinho.htm>. Acesso em: 6 maio 2008.

 

DESERTIFICAÇÃO: Pesquisas no Piauí já apontam resultados. Disponível em: <http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia7/pesquisa1.php>. Acesso em:  5 maio 2008.

 

SERRA dos  Cavalos / Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho. Disponível em: <http://www.braziltour.com/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=7486®ioes=4&estados=16>. Acesso em: 6 maio 2008.

 

UFRPE comemora centenário de João Vasconcelos Sobrinho. Disponível em: <http://www.pagina9.ufu.br/default.asp?link=noticia&id=22433>. Acesso em: 6 maio 2008.

 

UFRPE em Foco: ex-Reitor da UFRPE é homenageado pela CPRH. Disponível em:<http://www.ufrpe.br/acontece/acontece-675.html>. Acesso em: 6 maio 2008. 

VASCONCELOS SOBRINHO, J. As regiões naturais do Nordeste, o meio e a civilização. Recife: Condepe. 1970.

VASCONCELOS SOBRINHO (Foto). Jornal da Semana, Recife, ano 5, n. 159, 5 a 11 nov. 1977. p. 8.

 

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:

 

Fonte: GASPAR, Lúcia. Vasconcelos SobrinhoPesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2018 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco