Home
Nando Cordel

 

Maria do Carmo Andrade

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Cantor e compositor de brilhante carreira e de grandes e muitos sucessos, reconhecido nacional e internacionalmente, Fernando Manoel Correia, conhecido Nando Cordel, nasceu em Ipojuca, cidade pernambucana onde está situada a conhecida praia de Porto de Galinhas, em 13 de dezembro de 1953.

 

Foi criado nos arredores de Ponte dos Carvalhos, município do Cabo de Santo Augostinho. É o mais velho de 14 irmãos e herdou o gosto musical do pai, que era músico e repentista. O cognome Cordel foi idéia do próprio Nando ao juntar os nomes Correia e Manoel, tornando-se ao mesmo tempo uma homenagem a arte da Literatura de Cordel.

 

         Aos 14 anos de idade começou a aprender sanfona e violão e aos 17 já fazia parte de uma banda de baile, começando assim suas apresentações profissionais. Aos 19, anos começaram a aparecer suas primeiras composições e aos 24 já era sucesso, passando a viver no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, onde estavam as melhores oportunidades para o artista. Nessa época, Nando começou a criar um estilo próprio para suas composições.

 

Teve mais de quinhentas músicas gravadas por artistas famosos. Entre eles: Dominguinhos, que foi seu primeiro parceiro, gravando Gostoso demais, Faz de mim, Isso aquí tá bom demais; Elba Ramalho, grande divulgadora de seu trabalho; Zizi Possi; Chico Buarque; Maria Bethânia; Emílio Santiago; Netinho; Leandro e Leonardo; Fafá de Belém; Amelinha; Nana Caymmi; Fábio Júnior; Xuxa Meneguel, que fez grande sucesso gravando Hoje é dia de folia.

 

O sucesso de Nando Cordel, chega às novelas da Rede Globo de Televisão em Roque SanteiroTietaPedra sobre pedraSexo dos anjos, além de ter sido tema de abertura de Tropicaliente e A Indomada.

 

Outras músicas de sucesso de Nando Cordel foram: De volta pro meu aconchego, em parceria com Dominguinhos; Você endoidou meu coração; Estrela afoita; Agarradinho com você; Teu lugar é no meu verãoDedicado a você, em parceria com Dominguinhos; Amor imenso, em homenagem ao Ano Internacional da Paz.

 

A sensibilidade de Nando Cordel ainda o permite compor músicas para meditação e para relaxar, tais como: Doces canções; Doce harmonia, Doce paz, Doce luz e outras.

 

Nando com sua alma de poeta é um homem generoso e sensível aos problemas sociais do país. Foi de sua solidariedade e de seu bolso que surgiu a Fundação Lar do Amanhã, fundada há nove anos. A creche atende a 110 crianças entre um e oito anos de idade. Há funcionários e voluntários que oferecem seus serviços e muito carinho aos pequeninos. Nando ainda participa de outros projetos sociais, como os shows pela paz, que reúnem milhares de pessoas.

 

FONTES CONSULTADAS:

 

CÂMARA, Renato Phaelante da. Compositores pernambucanoscoletânea bio-músico-fonográfia-1920-1995Recife: FundajEd. Massangana, 1997.

 

NANDO Cordel. Disponível em: <http://www.nandocordel.com.br/homepage/index01.asp?f_naveg=explorer> Acesso em: 18 maio 2006.

 

TELES, José. A música em Pernambuco. Recife: Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, [200-?].

COMO CITAR ESTE TEXTO:

Fonte: ANDRADE, Maria do Carmo. Nando Cordel. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009.
 
Copyright © 2018 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco