Home C
Eraldo Gueiros Leite

Virgínia Barbosa

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

 

Eraldo Gueiros Leite nasceu no dia 18 de janeiro de 1912, na cidade de Canhotinho, Pernambuco, filho de José Ferreira Leite e de Amélia Gueiros Leite. 

Quando os filhos do senhor José Leite atingiram a idade escolar para freqüentar o curso ginasial, ele comprou uma casa no Recife, no bairro do Derby, e ali fixou residência. Assim, aos 12 anos, Eraldo Gueiros cursou o secundário no Ginásio Pernambucano e o preparatório no Ateneu Pernambucano e no Colégio Pedro Augusto. Em 1931, ingressou na Faculdade de Direito do Recife e bacharelou-se em 1935.

 

Exerceu a profissão de advogado em Canhotinho, aos 23 anos. No período de 1935 a 1937, foi promotor público na comarca de Águas Belas; advogado do Instituto do Café de Pernambuco; chefe do Departamento Jurídico da Pernambuco Tramways (reassumiu a chefia no período de 1943/64), empresa canadense que prestava serviços de luz e força no Recife, e adjunto de promotor público à Justiça Militar. Em 1941, foi nomeado substituto interino da promotoria de 3ª categoria da Justiça Militar. Por dois anos, 1942/43, serviu junto ao Conselho de Justiça Militar no destacamento misto instalado na Ilha de Fernando de Noronha, designado pelo então Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra.

 

Casou-se com Olga Monteiro Leite e com ela teve cinco filhos. Depois da morte de Olga, contraiu segundas núpcias com a Procuradora da Justiça Militar, Marly Vale Monteiro, com quem teve uma filha.

 

Em quatro governos militares ocupou importantes funções. No governo do general Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), após concurso do Superior Tribunal Militar, foi promotor da Auditoria da 7ª Região, no Recife; no do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967), foi Procurador-geral da Justiça Militar, no Rio de Janeiro; no do Marechal Artur da Costa e Silva (1967-1969), foi nomeado e assumiu como Ministro do Supremo Tribunal Militar; e no do General Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) foi indicado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) para governador de Pernambuco e eleito pela Assembléia Legislativa em 1970. Tomou posse em 1971 e concluiu seu mandato em março de 1975.

 

Como governador, realizou diversas obras como: construção da barragem de Tapacurá e de barragens, açudes e poços no sertão; um grande aqueduto para o transporte de água da represa de Tapacurá para o Recife; apoio à cultura pernambucana, com a restauração e preservação de logradouros e edifícios antigos, como a antiga penitenciária do Recife, transformada em Casa da Cultura; interiorização de penitenciárias; eletrificação rural; projetos de turismo, como a construção da cidade-teatro Nova Jerusalém, onde é encenada anualmente o drama da Paixão de Cristo; dinamização do programa educacional do Estado, dando ênfase ao treinamento da mão-de-obra especializada; auxílio às atividades econômicas, como a mineração e a agropecuária, bem como a criação de módulos industriais e ampliação dos serviços da Secretaria da Saúde.

 

No ano de 1983, Eraldo Gueiros Leite faleceu, no Hospital Santa Joana, no Recife, vítima de complicações respiratórias decorrentes de uma peneumonia. Recife, 5 de março de 2007.

 

 

Atualizado em 14 de setembro de 2009.
Atualizado em 08 de janeiro de 2018.

 

 

 

FONTES CONSULTADAS:

 

 

 

 

ERALDO Gueiros Leite. Dados biográficos. In: Arquivos de Documentos Textuais 1953-1975. Recife: Fundaj, Cehibra, [1983].

 

ERALDO Gueiros Leite. Disponível em: <http://www.pe.gov.br/governo_galeria_eraldo_gueiros.htm>. Acesso em: 23 fev. 2007.

 

ERALDO Gueiros Leite. Disponível em: <http://www.alepe.pe.gov.br/perfil/links/EraldoGueirosLeite.html>. Acesso em: 23 fev. 2007.

 

ERALDO Gueiros Leite. Disponível em: <http://www.geocities.com/davidgueiros/30-Eraldo_Gueiros.htm>. Acesso em: 23 fev. 2007.

 

ERALDO Gueiros Leite [Foto neste texto]. Disponível em: <http://www.pe.gov.br/governo/galeria-de-governadores/eraldo-gueiros-leite/>. Acesso em: 08 jan. 2018.

 

PNEUMONIA causa morte de Eraldo Gueiros Leite. Diario de Pernambuco, Recife, 6 mar. 1983. p. A1.

 

 

 

 

COMO CITAR ESTE TEXTO:

 

 

 

 

Fonte: BARBOSA, Virgínia. Eraldo Gueiros Leite. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

 

 
Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco