Luiz do Nascimento |
Lúcia Gaspar Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Luiz do Nascimento nasceu na cidade de Gravatá, Pernambuco, no dia 15 de dezembro de 1903, filho de Manuel do Nascimento de Jesus e Henriqueta Bezerra do Nascimento.
Mostrando desde muito cedo tendências para o jornalismo, aos 14 anos começou a exercê-lo escrevendo para o semanário da sua cidade natal O Gravataense.
Junto com outros jovens, criou e redigiu vários periódicos em Gravatá.
Colaborou ainda com o Jornal Pequeno, A Notícia, Folha da Manhã eDiario de Pernambuco, sendo correspondente também de A Noite e A Noite Ilustrada.
Foi um dos fundadores e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e dirigiu a Associação de Imprensa de Pernambuco.
Em 1952, Luiz do Nascimento iniciou a pesquisa para sua principal obra,História da imprensa de Pernambuco, 1821 a 1954 (15 volumes). Mergulhou nas coleções da Biblioteca Pública de Pernambuco, do Gabinete Português de Leitura, do Arquivo Público Estadual, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Faculdade de Direito, além de bibliotecas do interior, de outras capitais brasileiras, incluindo a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e até de particulares e colecionadores.
Era membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupou a cadeira nº 39, cujo patrono é Mário Melo.
Além da História da imprensa de Pernambuco, 1821 a 1954, é autor, entre outras, das seguintes obras: Imprensa periódica pitoresca de Pernambuco: sinopse (1954); O jornal por dentro e por fora (1962); Imprensa do Recife (1964); Três mestres de Direito no “batente” do jornal: Tobias Barreto, Martins Júnior e Clóvis Beviláqua (1966); A imprensa vitoriense no século XIX (1967); História da imprensa de Goiana (1970); Sesquicentenário do primeiro jornal pernambucano (1971) e duas publicadas postumamente: O Recife pela voz dos poetas (1977) e Dicionário de pseudônimos de jornalistas pernambucanos (1983).
Luiz do Nascimento morreu em novembro de 1974.
Recife, 14 de julho de 2004. (Atualizado em 28 de agosto de 2009).
FONTES CONSULTADAS:
NASCIMENTO, Luiz. O Recife pela voz dos poetas. Recife: Conselho Municipal de Cultura, 1977. SILVA, Jorge Fernandes da. Vidas que não morrem. Recife: Governo de Pernambuco. Departamento de Cultura, 1982. p.287-288.
COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: GASPAR, Lúcia. Luiz do Nascimento. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009. |