Lia de Itamaracá |
Lúcia Gaspar Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
![]() Sempre morou na Ilha e começou a participar de rodas de ciranda desde os 12 anos de idade. Foi a única de 22 filhos a se dedicar à música. Segundo ela, trata-se de um dom de Deus e uma graça de Iemanjá.
Mulher simples, com 1,80m de altura, canta e compõe desde a infância e hoje é considerada a mais famosa "cirandeira" do Nordeste brasileiro.
Referencial da cultura pernambucana, Lia de Itamaracá, hoje, é uma das lendas vivas do Estado e continua morando na ilha de Itamaracá.
Eu sou Lia [Ciranda de Lia] (Paulinho da Viola)
Eu sou Lia da beira do mar Morena queimada do sal e do sol Da Ilha de Itamaracá Quem conhece a Ilha de Itamaracá Nas noites de lia Prateando o mar Eu me chamo Lia e vivo por lá Cirandando a vida na beira do mar Cirandando a vida na beira do mar Vejo o firmamento, vejo o mar sem fim E a natureza ao redor de mim Me criei cantando Entre o céu e o mar Nas praias da Ilha de Itamaracá Nas praias da Ilha de Itamaracá.
Minha ciranda Capiba
Minha ciranda não é minha só Ela é de todos nós A melodia principal quem Guia é a primeira voz Pra se dançar ciranda Juntamos mão com mão Formando uma roda Cantando uma canção Lia de Itamaracá foi um dos contemplados como Patrimônio Vivo de Pernambuco, através da Lei estadual nº 12.196 de 2 de maio de 2002.
Recife, 29 de agosto de 2005. Atualizado em 28 de agosto de 2009.
FONTES CONSULTADAS:
EU sou Lia. Disponível em: <http://www.samba-choro.com.br/compras/rob/51> Acesso em: 22 ago. 2005.
FALCÃO, Aluízio. Lia de Itamaracá: a estrela das cirandas brilha em disco raro. Disponível em: <http://www.terra.com.br/istoegente/43/divearte/musica_lia.htm>. Acesso em: 24 ago. 2005.
LIA de Itamaracá. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT539148-1661,00.html>. Acesso em: 23 ago. 2005.
LIA de Itamaracá. Disponível em: <http://www.mpbnet.com.br/musicos/lia.de.itamaraca/> Acesso em: 24 ago. 2005.
COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: GASPAR, Lúcia. Lia de Itamaracá. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/undefined/pesquisaescolar>. Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009. |