Brincadeiras de Roda |
Lúcia Gaspar Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira. Hoje, no entanto, é uma manifestação que está sendo esquecida, pois as crianças estão mais interessadas em outros tipos de música e brincadeiras. As cantigas de rodas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, são basicamente folclóricas. Possuem letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas. As músicas utilizam, normalmente, um compasso binário. Alguns acreditam que são originárias de modificações feitas em músicas de autores populares ou criadas anonimamente pelo povo. Por serem repassadas, de geração em geração, através do que se chama transmissão oral, é comum existirem diferenças regionais nas letras de algumas delas. As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. São também um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil. Uma das cantigas de roda mais conhecidas e cantadas em todo o Brasil era a Ciranda, Cirandinha: Ciranda, cirandinha Vamos todos cirandar. Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste Era vidro e se quebrou. O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou.
(Cavalheiro troca o par) Este par não é o meu. Este par está trocado. O meu está de azul, Este está de encarnado.
Com o intuito de divulgar cantigas e brincadeiras de roda conhecidas no Nordeste, transcreve-se abaixo as letras e as coreografias (quando for o caso) de algumas delas.
Atirei o pau no gato
Atirei a o pau no gato, t-o-tó Mas o gato-t-o-tó Não morreu, reu, reu Dona Chica, ca, ca Adimirou-se, se Do miau, do miau que o gato deu Miau!!
No final da música, todos os componentes do grupo se acocoram e gritam Miau!!
Fui à Espanha
Fui à Espanha Buscar o meu chapéu, Azul e branco, Da cor daquele céu.
Olha a palma, palma, palma. Olha pé, pé, pé. Olha roda, roda, roda. Caranguejo peixe é.
Caranguejo não é peixe. Caranguejo peixe é. Caranguejo só é peixe Na enchente da maré.
Samba, crioula, Que veio da Bahia, Pega a criança E joga na bacia.
A bacia é de ouro Areada com sabão E depois de areada Enxugada com um roupão.
Camisinha de filó. Cada um pegue seu par Para dar bênção a vovó.
A bênção, vovó ! A bênção, vovó!
Os participantes dramatizam a cantiga na roda: fazem com as mãos a forma de um chapéu, apontam para o céu, batem palmas, batem o pé, rodopiam e interpretam a música coreograficamente. No final, cada pessoa pega um par e corre para tomar a benção de quem ficar só ou a outra pessoa que estiver por perto, no caso de todos os participantes da roda conseguirem um par.
Pai Francisco
Pai Francisco entrou na roda Tocando seu violão Banlanlão, banbão Balanlão, banbão
Vem de lá seu delegado Que Pai Francisco Entrou na prisão
Quando ele vem Se requebrando Parece um boneco Se desmanchando
Os participantes acompanham a música imitando um tocador de violão e se requebrando.
Pirulito que bate, bate
Pirulito que bate, bate Pirulito que já bateu Quem gosta de mim é ela Quem gosta dela sou eu
Eu entrei na roda
Eu entrei na roda Eu não sei como se dança Eu não sei a contradança Eu não sei dançar
FONTES CONSULTADAS:
ARTES populares: cantigas de roda. Disponível em: <http://www.edukbr.com.br/artemanhas/cantigasderoda.asp>. Acesso em: 9 nov. 2006.
CANTIGA de roda. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda>. Acesso em: 9 nov. 2006.
CANTIGAS de roda. Disponível em: <http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Cantigas+de+roda+e+can%E7%F5es+de+ninar>. Acesso em: 9 nov. 2006.
PEDREIRA, Esther. Folclore musicado da Bahia. Salvador: Governo do Estado da Bahia, 1978.
COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: GASPAR, Lúcia. Brincadeiras de roda. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar>. Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009. |