Home
Ponte Buarque de Macedo
Regina Coeli Vieira Machado
Servidora da Fundação Joaquim Nabuco


Situada no bairro do Recife ligando a Av. Rio Branco à Praça da Republica, sobre a junção dos rios Capibaribe e Beberibe.
É conhecida como a ponte mais extensa da cidade. O seu nome é uma homenagem ao político e engenheiro pernambucano, Manuel Buarque de Macedo (1837-1881). 

Teve sua construção iniciada em madeira, em 16 de janeiro de 1882, sob a administração do engenheiro Alfredo Lisboa, e inaugurada em 20 de janeiro de 1890, com o nome do ministro pernambucano Buarque de Macedo, que autorizou a sua construção. 

Foi reconstruída em 1922, no governo de José Rufino Bezerra Cavalcanti e reinaugurada em 1923, na administração do governo sucessor Sergio Loreto 

Recife. 
Ponte Buarque de Macedo. 
Eu, indo em direção à casa do Agra, 
assombrado com a minha sombra magra, 
pensava no destino, e tinha medo.  (Augusto dos Anjos)

Recife, 15 de julho de 2003.

FONTES CONSULTADAS:
FRANCA, Rubem. Monumentos do Recife: estátuas e bustos, igrejas e prédios, lápides, placas e inscrições históricas do Recife. Recife: Secretaria de Educação e Cultura, 1977.382p.
GONÇALVES, Fernando Antonio. O Capibaribe e as pontes: dos ontens bravios aos futuros já chegados. Recife: Comunigraf, 1997. 86p.

COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: MACHADO, Regina Coeli Vieira. Ponte Buarque de Macedo. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.
 
Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco