Home
Festa das Dálias, Taquaritinga do Norte, PE

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Parte integrante dos eventos do Festival Pernambuco Nação Cultural, o antigo Circuito do Frio, a Festa das Dálias é realizada, desde 2000, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano.

Conhecida como a Dália da Serra, devido à grande quantidade dessa flor existente em suas praças e jardins, Taquaritinga do Norte está situada na Serra da Taquara, a cerca de 800 metros acima do nível do mar.

A cidade possui um clima ameno durante todo o ano. No verão, apesar do clima quente durante o dia, a temperatura fica, à noite, em 20º centígrados em média. No inverno, durante o dia, a temperatura dificilmente ultrapassa os 25º e à noite fica em torno dos 15 a 18º. Durante algumas madrugadas, pode chegar 10º centígrados ou ainda abaixo disso.

Promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga, a Festa das Dálias, que já faz parte do calendário turístico do município, acontece sempre em data móvel, no mês de agosto (inicialmente era realizada em julho), época em que as temperaturas variam entre 16 e 18º centígrados.

Na programação do evento estão incluídos espetáculos de dança e circo, apresentações de grupos de cultura popular, peças de teatro, cortejos pelas ruas da cidade, peças teatrais, desfiles de moda envolvendo o polo de confecções, shows com artistas locais e nacionais realizados em palco montado na praça central da cidade, além de palestras e oficinas culturais sobre artes cênicas, dança, circo, literatura, preservação e gestão cultural.

Em 2008, foram feitas homenagens aos sessenta anos da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, com apresentações de quadrilha e grupos de forró pé-de-serra, e aos cem anos do frevo, com um cortejo pelas ruas da cidade.

Diversos artistas da música popular brasileira já se apresentaram na Festa como Nando Cordel, Lenine, Vanessa da Mata, Geraldinho Lins, Reginaldo Rossi, Fagner, Adilson Ramos, Wando, Elba Ramalho, Bubuska Valença, Daniel Bueno, Caju e Castanha, Jorge Vercilo, Carlinhos Monteverde, Paulinho do Acordeon, Edu e Maraial, além de bandas como a Sassarico e a Exaltasamba.

As 9ª e 10ª Festa das Dálias, realizadas em 2009 e 2010, foram abertas por aulas-espetáculo de Ariano Suassuna, secretário de Cultura de Pernambuco, apresentando Nau e A Cadência, O Castelo e A Cantoria, respectivamente.

Sucesso de público (com média de 80 mil pessoas durante os quatro dias) o evento encontra-se em processo de análise pela Assembléia Legislativa do Estado para se tornar patrimônio imaterial de Pernambuco.

Recife, 11 de março de 2011.

FONTES CONSULTADAS:

FESTA das Dálias. Disponível em: <http://www.fundarpe.pe.gov.br/9-festa-das-dalias-cortejo1>. Acesso em: 10 mar. 2011.

FUNDARPE divulga programação da 10ª Festa das Dálias. Disponível em:  <http://www.nacaocultural.pe.gov.br/fundarpe-divulga-programacao-da-10-festa-das-dalias.. Acesso em: 10 mar. 2011.

8ª Festa das Dálias - Taquaritinga do Norte - PE (13 a 18 de agosto). Disponível em:  <http://www.overmundo.com.br/agenda/8-festa-das-dalias-taquaritinga-do-norte-pe-13-a-18-de-agosto>. Acesso em: 10 mar. 2011.

TAQUARITINGA do Norte: eventos. Disponível em:<http://www.pmtaqdonorte.com.br/eventos.html>. Acesso em: 11 mar. 2011.

COMO CITAR ESTE TEXTO:

Fonte: GASPAR, Lúcia. Festa das Dálias, Taquaritinga do Norte, PE. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>.  Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco