Home
Festa das Marocas, Belo Jardim, PE

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  

A Festa das Marocas é um evento cultural integrante do Festival Pernambuco Nação Cultural (antigo Circuito do Frio), realizado em Belo Jardim, município do agreste pernambucano, localizado a 180 km do Recife.

Foi criada, em 1970, por três belo-jardinenses, Maria José Lima, Zélia Franklin e Conceição Augusta que, inspiradas na novela Redenção da extinta Rede Tupi de Televisão, improvisaram um forró na Rua João Pessoa, local semelhante ao cenário da novela. Exibida de maio de 1966 a maio de 1968, narrava a história de algumas fofoqueiras que, de suas janelas, falavam e julgavam a vida alheia.

A Festa das Marocas, também conhecida como a Festa da Redenção,  realizada anualmente no mês de julho, transforma a cidade em um centro de música e cultura popular, atraindo um grande número de pessoas e mobilizando praticamente toda a população local.
Hoje, considerada como a principal atividade social e cultural da cidade, a Festa conta com o apoio da Prefeitura de Belo Jardim, promovendo inúmeras atrações que, além de fomentar o turismo, movimentam e aquecem a economia regional.

São seis dias de forró, além de atrações populares como ciranda; coco de roda; bacamarteiros; concursos e apresentações de quadrilhas, algumas irreverentes a exemplo das Katraias, onde as mulheres se vestem de homem, e os homens se vestem de mulher; encontro de sanfoneiros; eleições de carroças e burros mais enfeitados; concurso de forró; desfile de Drilhas (blocos juninos semelhantes aos trios elétricos do carnaval de Salvador) como a tradicional Soró Sereno, com 27 anos de tradição, que reúne um grande número de pessoas e cuja apresentação tem seu ponto alto na Avenida Siqueira Campos.

Nos últimos anos, o trio elétrico da Banda Asas da América foi o responsável pela abertura e o encerramento da Festa, onde já se apresentaram artistas de música regional como Dominguinhos, Alcymar Monteiro, Novinho da Paraíba, Santanna, Petrúcio Amorim, Elifas Júnior, as duplas Luiz e Davi, Sirano e Sirino, Savinho, as bandas Limão com Mel, Noda de Caju, Detonautas do Forró, Grafite, Havana, Laços de Mel, Chá de Zabumba, Calango Aceso, Brasas do Forró, Quenga de Côco, Trio e Banda Kekeu, Los Cubanos, Banda Fernando Júnior, Forró dos Plays.

Anteriormente realizada pelas ruas da cidade, hoje o principal polo de animação da Festa é o Parque de Eventos Nivaldo Jatobá, onde o público tem mais conforto e segurança.

Através da Lei nº 13.842, sancionada pelo governador de Pernambuco, em 14 de agosto de 2009, a Festa das Marocas tornou-se Patrimônio Imaterial de Pernambuco, após aprovação do Projeto de Lei nº 964/09, submetido à Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Recife, 14 de março de 2011.
   
FONTES CONSULTADAS:

FESTA das Marocas. Disponível em: <http://turmaquebebemaisnaocai.blogspot.com/2010/04/festa-das-marocas-junto-com-o-bloco.html>. Acesso: 14 mar. 2011.

GOMES, Giovani. Festa das Marocas com desfile e tradição em Belo Jardim. 8 jul. 2010. Diponível em: <http://jc.uol.com.br/canal/jc-interior/agreste/noticia/2010/07/08/festa-das-marocas-com-desfile-e-tradicao-em-belo-jardim-228106.php>. Acesso em: 14 mar. 2011.

PERNAMBUCO. Assembléia Legislativa. Projeto de Lei Ordinária Nº 964/2009 (enviada p/redação final). Disponível em: <http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/?id=3598&paginapai=3597&numero=964/2009&docid=657254>. Acesso em: 14 mar. 2011.

TRADIÇÕES culturais do Estado tornam-se Patrimônio Imaterial. Tribuna Parlamentar: Informativo da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Recife, ano 9, n. 81, jun. 2009. Disponível em: <http://www.alepe.pe.gov.br/downloads/Tribuna/200906.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2011.

COMO CITAR ESTE TEXTO:

Fonte: GASPAR, Lúcia. Festa das Marocas, Belo Jardim, PE. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia  mês ano. Ex: 6 ago. 2009.

 

Busca "Palavra-chave"

Busca "A a Z"


Copyright © 2019 Fundação Joaquim Nabuco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco